Academia de Karate-Do Shotokan
Praticantes
Kata
Importante num Kata
Sequência - é a memorização dos movimentos do Kata: a sua direção, a utilização correta dos movimentos de mãos, pés, defesas, etc.. Isso requer uma boa capacidade de memorização, para que se realize o movimento involuntariamente, sem ter que pensar para executa-lo.
Respiração - deve ser correta e cadenciada respeitado o ritmo pré-estabelecido. O organismo realiza inspirações e expirações durante a execução dos mais variados movimentos, sendo eles fortes ou suaves, portanto a respiração correta, além de aumentar a força e a velocidade, ajuda na concentração do corpo e da mente e mantém o karateca com melhor condição fÃsica.
Combinações e Tempo - refere-se a um grupo de movimentos no Kata. A combinação faz com que o Kata se torne numa série de movimentos, representando diferentes situações de lutas. O tempo, separa as diferentes combinações. São estes dois itens que dão vida ao Kata.
Forma e Significado - forma significa aplicar posições perfeitas em todo o Kata. Posturas e posições corretas de pernas, mãos e pés. O corpo deve estar perpendicular ao chão, os ombros relaxados, e a expressão em alerta. O significado servirá para que o praticante entenda com exatidão a função de cada movimento e aplicá-lo com convicção.
Visão - A visão objetiva significa grande concentração. Sem este elemento, o Kata não tem vida. Visão firme e precisa numa luta, poderá afetar psicologicamente o oponente. No Kata, antes de executar um movimento deve-se ter a visão absoluta para a execução do movimento seguinte.
Significado dos Katas
Taikyoku Shodan: Kata preparatório, que tem o intuito de facilitar a aprendizagem dos próximos katas e do karate em si.
Heian: (Paz e Tranquilidade) – Execução de técnicas relacionadas com as posturas básicas.
São cinco as formas de Heian:
Heian Shodan
Heian Nidan
Heian Sandan
Heian Yondan
Heian Godan
Tekki: (Cavaleiro de Ferro) ou (Andar a Cavalo): A principal característica deste Kata é a postura Kiba-Dachi. A sua prática é o desenvolvimento da força (Kime).
São três as formas de Tekki:
Tekki Shodan
Tekki Nidan
Tekki Sadan
Bassai: (Romper a Fortaleza) ou (Atravessar a Fortaleza): Este kata foi desenvolvido para o confronto contra um adversário forte ou superior, em que dificilmente, se encontra algum ponto fraco. Contém as principais técnicas básicas do Shotokan.
São duas as formas de Bassai:
Bassai Dai
Bassai Sho
Kanku: (Olhar Para O Céu) ou (Contemplar o Céu): O nome está relacionado com o primeiro movimento do Kata, onde o praticante levanta as mãos e olha para o céu.
São duas as formas de Kanku:
Kanku Dai
Kanku Sho
Jitte: (Dez Mãos) ou (Dez Técnicas): É um Kata que proporciona uma boa preparação física, a sua postura é bastante audaz e para principiantes torna-se bastante difícil. O próprio nome sugere que o praticante que tenha aprendido este Kata é tão eficiente como cinco homens de uma só vez.
Hangetsu: (Meia-Lua): Neste Kata, uma das grandes características é a respiração, sendo devidamente trabalhada em sintonia com os movimentos. Nos movimentos, são descritos semicírculos com as mãos e os pés para frente.
Enpi: (O Vôo Da Andorinha): Como o próprio nome diz, o movimento representa a agilidade e a rapidez do seu vôo. No Shotokan é um dos Katas mais rápidos.
Gankaku: (O Grou Sobre a Rocha): A postura numa só perna é a característica deste Kata, que ocorre repetidamente. Representa uma garça pousada sobre uma pedra, com a sua visão esplêndida, prestes a atacar a sua vítima.
Jion: (Amor e Gratidão): O Jionji é um famoso velho templo budista. O nome sugere que o kata tenha sido introduzido por alguém ligado ao templo Jion. É um Kata de bases pesadas.
Chinte: (Mãos Estranhas) ou (Técnicas Estranhas): São técnicas não muito comuns. Em dois oponentes, em que um se destaca pela sua robustez fisica, o outro oponente tem a necessidade de focar as suas técnicas para pontos específicos do corpo que irão reverter a vantagem a seu favor.
Unsu: (Mãos e Nuvens): O nome significa “Defesa contra a Nuvem”. É um Kata com estilo do Dragão pelo Mestre Aragaki. Não se tem conhecimento onde ele treinou, mas as influências chinesas sugerem que tenha sido em território chinês. O Kata possui das mais simples até às mais complexas técnicas, sendo recomendado somente para praticantes de alto nível técnico.
Sochin: (Espírito Inabalável): Kata de bases pesadas que aperfeiçoa o desenvolvimento da base, postura e força.
Nijushiho: (Vinte e Quatro Passos): Apesar da pouca quantidade de posições é um Kata complexo. Possui uma grande variação de técnicas de defesa e contra-ataque e com rápidas mudanças de direção.
Gojushiho: (Cinquenta e Quatro Passos): Estes são um dos maiores Katas do estilo Shotokan. Neles existem técnicas que não se encontram em nenhum outro Kata.
São duas formas de Gojushiho:
Gojushiho Dai
Gojushiho Sho
Meikyo: (Espelho Limpo) ou (Espelho da Alma): Kata misterioso, presume-se que mesmo antes do Mestre Gichin Funakoshi introduzir o Karate de Okinawa no Japão, os japoneses já o conheciam. Uma lenda japonesa a respeito de Ameratsu, a Deusa do sol, conta-se que ela havia perdido o seu espelho e não podia mais admirar-se, ficando muito aborrecida. Assim, o mundo ficou em trevas. Então os outros Deuses enviaram um grande guerreiro para realizar a “Dança da Guerra”, e esta dança foi nomeada de Meikyo. Meikyo é traduzido como “O Espelho da alma”.
Jiin: (Amor e Proteção): Kata de bases pesadas e visando uma melhor postura do praticante. Segue o mesmo princípio do JION.
Wankan: (Coroa Real): É o Kata com apenas um kiai, é o mais curto do Karate Shotokan. Contem técnicas básicas e avançadas como torções. É sem dúvida um Kata singular.